terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Resultado do 2º concurso estadual de blogs- Educablog


Aconteceu hoje a premiação do 2º concurso estadual de blogs educacionais da rede pública estadual de educação no auditório do LACEN.  A premiação foi a culminância de diversos concursos locais nas três categorias: Escola, Professor e Aluno, contabilizando um total aproximado de 60 prêmios, incluindo computadores, laptops, câmeras fotográficas, aparelhos de som, pen-drives, TVs, Data- Show e outros. A CTAE (Coordenação de tecnologias aplicada à educação), hoje sob a coordenação da professora Aurea  Albuquerque, tem se destacado na SEDUC-PA por articular com os NTEs ações voltadas a formação de professores e projetos educacionais viáveis utilizando tecnologias. Pela CTAE também já passaram o professor Marcelo Carvalho, o qual realizou diversas ações significantes nesta coordenadoria e o prof. Luis Cavalcante, este chegou a ser secretário de educação, dando notoriedade as ações envolvendo tecnologias em educação.

Concursos de blogs educativos locais
Os concursos podem ser conferidos nos blogs dos ntes abaixo.  Centenas de blogs de escolas, professores e alunos participaram do concurso.
 Histórico
O primeiro concurso estadual de blogs foi idealizado pelo NTE- Belém, que apostou na potencialidade desta mídia para o desenvolvimento de habilidades de autoria, co-participação e como instrumento de trabalho pedagógico. Este projeto pode ser conferido AQUI. O professor Franz Pereira (blog)  responsável pelo projeto, atualmente desenvolve ações tanto no município de Belem quanto no NTE Belém na área de tecnologia aplicada à educação.

Significado
Os blogs encurtaram distância entre a secretaria e escolas, professores e alunos, professores e professores. Hoje sabemos o que acontece nas escolas de todo o estado, o que um professor realiza em qualquer lugar, formamos uma rede unida pela tecnologia.
O blog veio dar voz a escola, ao professor e ao alunos, e melhor ainda,  veio ser um instrumento pedagógico, uma ferramenta de trabalho.
O concurso de blogs é a culminância de uma série de ações nesta área, como portal escolar, salas de informática, projetos com videos, imagens, histórias em quadrinhos, rádio escola, tv escola , etc. Ações estas de personagens muitas vezes anônimos, mas que representam um marco nessa transição educacional em que vivemos, com a  chamada "invasão" das novas mídias na sociedade. Os blogs vem questionar os modelos tradicionais de aprendizagem propondo uma educação construtiva através de projetos onde o aluno desenvolva, a partir da orientação do professor, suas próprias produções. Questionam também o que se entende como espaço de aula, tempo de aula, escola e professor. Ele é a ponta do "iceberg " de um movimento gigantesco que está por vir na educação mundial com o advento das novas mídias.

O resultado

Escola:
1º lugar- Salomé Carvalho- Marabá
2º lugar- Helena Guilhon- Belém/Ananindeua
3º lugar- São Felipe- Santarém


Professor:

1º lugar- Daniella Torres- Bragança
2º lugar- Mauro Torres- Belém
3º lugar- Paulo Alexandre- Castanhal


Aluno:
1º lugar- Raugim Lima- Parauapebas
2º lugar- Brendow Brasil, Ana Débora e Gabriel Pantoja- Redenção
3º lugar- Wellington Gabriel- Belém


Eric.

8 comentários:

Prof. Fabiano Reis disse...

Erick meu blog nem deu pra sair na foto :P mas, compreendo o O porquê e salve os melhores blogs educativos do Pará. Abraços amigo e desde já tenha um feliz Natal.

ericsiq disse...

Feliz natal também pra você Fabiano, acompanho seu trabalho há alguns anos, e a incrível marca de 280 mil acessos a seu blog com certeza é um grande consolo. Não foi dessa vez, mas jurava que o seu estaria entre os três. De todas as formas você marcou presença no evento e demonstrou grande maturidade ao parabenizar os demais colegas. Grande abraço.

Prof. Fabiano Reis disse...

Valeu Eric, melhor que ganhar prêmios é ganhar amigos, então tou no lucro, estamos por aqui nessa imensa blogosfera para sempre contribuir para uma melhor educação e ao NTE anin sempre que quiser estou a disponsição, Abraços e mais uma vez Feliz Natal para todos do NTE anin.

Marcelo Carvalho disse...

Oi Éric,

Seu texto ficou legal, é político, no bom sentido da palavra e também deixa claro sua formação de historiador e blogueiro.

Fico torcendo para que o projeto do Educablog continue e que as escolas, professores e alunos possam participar da edição do ano que vem.

Acho que seria legal criar a categoria blog do NTE ou blog do multiplicador, assim, poderias voltar a participar do Educablog.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Anônimo disse...

Professor Eric,

Parabéns pela classificação do Helena Guilhon no Educablog 2010.

Abraço.

Léa.

ericsiq disse...

Saudações Marcelo.

Estive pensando em formar um grande blog com acesso e edição de todos os blogueiros professores paraenses, assim teríamos um lugar único para socializarmos ações, o que acham?

Olá professora Lea Paraense, obrigado
gostaria de registrar sua presença como grande incentivadora de blogs.
Seu blog teve um crescimento espetacular de qualidade,design, acesso,e seguidores. http://lemaposerra.blogspot.com/
Visitem e confiram!

Marcelo Carvalho disse...

Fale Éric,

Vi que alguns blogs reproduziram seu texto, prova de que ele realmente tem qualidade. Mas também, vi que a reprodução foi parcial, multilaram o texto.

Tudo pela conveniência!!!!

Marcelo Carvalho

ericsiq disse...

Nem citaram a fonte? deu trabalho.rsrsr