segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O que é o momento histórico? ou melhor quando?

O momento histórico é um fenômeno social muito raro, percebido por poucos. É aquele período de tempo em que, se você perder, diz-se que perdeu o "bonde da história"... Essa "janela" é percebida, em muitos casos, uma única vez durante a vida de uma pessoa. No entanto, há diversas janelas se abrindo a todo o momento para aqueles que estão sintonizados nelas.
Sua principal característica é que reúne em determinado momento vários fatores que contribuem para a mudança de algo. Por exemplo: Lutero defendeu a liberdade de pensamento e teve sucesso, mesmo sendo um homem contra a maior instituição da terra, mas outros tinham tentado e não obtiveram sucesso. Ele reuniu fatores que contribuiram para seu intento: interesse dos príncipes alemães nas terras, a super- exploração dos camponeses e a criação da imprensa (modelos móveis mais prático do que se tinha até então).
Olhando pela janela da educação, percebemos que estamos em um momento importantíssimo para intervir em nossa sociedade, através das TICs, elas marcarão o antes e o depois da história da educação, quem perder esse bonde, "ficará a ver navios", ou melhor: ficará vendo o bonde já bem longe.

imagem: http://vitoriabernardi.files.wordpress.com/2008/12/tempo-2.jpg

2 comentários:

Anselmo Jr disse...

É o que sempre digo amigo!!!

Rocio Rodi disse...

Oi Eric,
Gostei de sua reflexão anima os colegas professores a pensar sobre a melhor forma de desenvolver conhecimento relacionando saberes para saber melhor mediar através das TIC. É preciso daí a saber equacionar dois fatores importantes: a ser pedagogicamente correto, como profissional da aprendizagem, e tecnologicamente correto, como profissional do século XXI. Até porque entendemos que tudo está interligado e que somos seres interdependentes ecologicamente pensando. E a interdisciplinaridade é um bom caminho para iniciarmos esse diálogo planetário - interplanetário - cósmico, começando com o nosso microcosmo.
Sucesso!
Maria do Rocio