sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Guerra de Canudos

Contexto histórico

A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente, a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. Ele teve a duração de quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.

Liderança de Antônio Conselheiro

O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Com estas idéias em mente, ele conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.

Com o passar do tempo, as idéias iniciais difundiram-se de tal forma que jagunços passaram a utilizar-se das mesmas para justificar seus roubos e suas atitudes que em nada condiziam com nenhum tipo de ensinamento religioso; este fato tirou por completo a tranqüilidade na qual os sertanejos daquela região estavam acostumados a viver.

Os combates

Devido a enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado, por esta razão, pediu a interferência da República. Esta, por sua vez, também encontrou muitas dificuldades para conter os fanáticos. Somente no quarto combate, onde as forças da República já estavam mais bem equipadas e organizadas, os incansáveis guerreiros foram vencidos pelo cerco que os impediam de sair do local no qual se encontravam para buscar qualquer tipo de alimento e muitos morreram de fome. O massacre foi tamanho que não escaparam idosos, mulheres e crianças.

Pode-se dizer que este acontecimento histórico representou a luta pela libertação dos pobres que viviam na zona rural, e, também, que a resistência mostrada durante todas as batalhas ressaltou o potencial do sertanejo na luta por seus ideais. Euclides da Cunha, em seu livro Os Sertões, eternizou este movimento que evidenciou a importância da luta social na história de nosso país.

Esta revolta, ocorrida nos primeiros tempos da República, mostra o descaso dos governantes com relação aos grandes problemas sociais do Brasil. Assim como as greves, as revoltas que reivindicavam melhores condições de vida ( mais empregos, justiça social, liberdade, educação etc), foram tratadas como "casos de polícia" pelo governo republicano. A violência oficial foi usada, muitas vezes em exagero, na tentativa de calar aqueles que lutavam por direitos sociais e melhores condições de vida.

Imagem: filme Canudos.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/guerradecanudos/


Aos alunos:

Fale um pouco sobre o que mais lhe chamou a atenção na guerra de Canudos. Destaque algum ponto que deseja comentar...


Para comentar clique em : "postar um comentário"

33 comentários:

Anônimo disse...

É o descontrole social contra crianças
,adultos e mulheres violência actual.trânsito,trafico de drogas,a bandidagem que está mais frequente nos dias de hoje.
O cangaceiro:era a àquelas pessoas que assaltavam propriedades atacavam depósitos e distribuindo-as ás verses entre os pobres.
Aluno:Edinete Silva
Turma:3112

Anônimo disse...

Ao contrário do que se imagina, o momento em que alguém se torna independente não ocorre necessariamente quando a criatura se desliga da custódia de seus pais ou tutores. Desprendido da tutela de pessoas maduras, o jovem pode comprometer a independência recém-adquirida submetendo-se a más influências, vícios deletérios ou ilusões quanto a suas reais posses, sua condição ou seus potenciais. Nesse sentido, a verdadeira autonomia só se consolida com a chegada da idade da razão, assinalada pelo autoconhecimento, pelo senso de responsabilidade e pela capacidade de projetar um futuro com clareza de espírito, fazendo justiça à própria história de vida. A independência é muito mais um fato interno que externo, uma conquista da mente mais que qualquer símbolo concreto, título, data ou distintivo.

Anônimo disse...

A Guerra de Canudos marcou muito a história brasileira, a questão dos conflitos armados, os massacres, mas em nada mudou a situação do povo Nordestino , pois eles continuam passando pelos mesmos problemas de anos atrás, a fome , a miséria, a pobreza , o descaso com a saúde, total descaso dos políticos com a população.Ao meu ver esse conflito não mudou em nada a situação do pobre Nordestino,Pois o que devia mudar era a forma de Governo ou melhor os Políticos , coisa que fica só em sonhos ou em discursos "Bonitos",( Damilla, Fabiana 3112 )

Anônimo disse...

Se percorrermos a História do Brasil em busca de um momento que indique o advento dessa idade da razão, paradoxalmente iremos encontrá-lo em meio a uma das mais dramáticas crises de insanidade que se abateu sobre este jovem país. A Guerra de Canudos envolveu num conflito bizarro personagens que se viam como completos estranhos, embora cada qual fosse parte da mesma nação. Foi como um inesperado acesso de esquizofrenia que expunha, fragmentados em diferentes identidades conflitantes, os vários elementos históricos que compõem o corpo da sociedade brasileira. Com a crise vieram o diagnóstico e a proposta de uma terapia para redimir os males que retardavam o amadurecimento do país, configurados no relato épico de Euclides da Cunha, Os Sertões
ANTONIO MARCOS OLIVEIRA DE ALMEIDA

Anônimo disse...

As origens do conflito revelavam as dificuldades do Brasil, preso ao padrão de uma economia agrária de modelo colonial, em se adaptar às dinâmicas da modernização no contexto internacional. Em meados do século XIX grandes acontecimentos transformaram o mercado mundial. A industrialização deu seus passos decisivos, com o desenvolvimento de novas fontes energéticas, como a eletricidade e os derivados de petróleo. Esse salto tecnológico se desdobraria em inovações que revolucionaram as comunicações, os meios de transporte e as técnicas de produção. O jogo de pressões resultante da expansão das potências emergentes causou, numa seqüência única, a abolição da escravidão, o declínio do Império e a Proclamação da República no Brasil. Esse reajustamento à nova ordem internacional afetou também a estrutura agrária brasileira, provocando um intenso êxodo rural. Um dos efeitos da desestabilização foi o surpreendente surgimento de Canudos.
Manuel Aldo Sousa Oliveira

Prof. Allanildo disse...

Olá prof. Eric, tudo bem?
Peço desculpas mais uma vez por está usando esse espaço destina aos seus alunos, para solicitar ajuda.
Estamos nos preparando para mudar a "cara" do blog da nossa escola nesse final de ano. Gostaria que você me orientasse sobre onde posso encontrar esses novos modelos mais amplos e cheios de recursos que você vem utilizando no seu blog. Adorei! Estou praticamente sozinho na minha escola, lutando para dar certo essa ideia de blogs como ferramenta educacional. Me ajude por favor! Sei que vai dar certo!
Um abraço.

Anônimo disse...

Politicos poder sempre sera um problema nos dias atuais,havera politicos que trabalhara em favor da populaçâo e outros ao seu favor seus entereses ao poder,assim um problema mexe com toda a estrutura de uma administraçâo e logo vem ao caos.Foi o que aconteceu com a guerra de canudos.
crisley saraiva(T 3112 N)

Anônimo disse...

Encadeando vários problemas como a fome,miséria,seca e o esquecimento político,os Nordestinos estavam sofrendo muito,principalmente os mais pobres.Isso se agravou em um conflíto civil,obrigando o governo local à pedir apoio para conter o movimento.
Antônio Conselheiro líder do movimento,acreditava ser um enviado por Deus,porém seu pensamento era solucionar os problemas sociais,pois teve muitos seguidores com o desejo de não mais passar fome,miséria etc.
Mais tarde jagunços se aproveitaram das mesmas ideias para se beneficiarem,mas que era tudo o inverso à religião.Com isto,deixou vários furiosos como os Sertanejos.
O movimento foi tão grande e de força que foi necessário o Governo pedir ajuda,na qual tiveram dificuldades, mas no quarto combate conseguiram acabar com o conflito que foi um massacre.
Joelson 3112

Anônimo disse...

Com o surgimento do Beato cearense Antonio Conselheiro,foi motivo de grande preocupação para os grandes poderosos da região,ele foi o que fundou e liderou o Arraial de Canudos;o beato pregava boas novas,e a cada pregação aumentava o admiração dos sertanejos,com isso encomodava os grandes poderosos da região assim também como a igreja que perdia seus fiés.Ao contrário dos pobres sertanejos que viam no beato uma grande esperança de vida melhor,pois eles viviam em miséria imposta pelo Estado e pela igreja ,já com a chegada do beato tudo mudou.Antonio Conselheiro pregava boas novas,e afirmava que a Rebública não modificava a situação dos sertanejos,não melhorava as condições de sobrevivencia deles e ainda cobrava impostos.Com essa afirmação o povo se aliou ao beato,daí deu início a revouta dos poderosos,a igreja e por fim o Estado,com isso deu início a represária do governo contra Canudos.Então os sertanejos vendiam o pouco que tinha e partiam para cidade ,jugada Sagrada Canudos, mais também eles tinham que seguir algumas normas do beato para entrar em Canudos,como o uso de bebida alcoolicas,arruaças,prostituição e crimes,tinha que ser conforme a lei de Antonio Conselheiro se não eles não entravam.Com a pregação abertamente conta a República assim deu início a querra de Canudos,o governo da Baía enviou expedições para acabar com Canudos,os sertanejos resistiram por uma,duas até três vezes mais na quarta eles foram derrotados devido aos grande número de polícial e armas potentes,os pobres sertanejos não obtiam armas potentes e morreram por uma vida melhor,juntamente com Antonio Conselheiro.
Aluna Rosangela turma 3112

Anônimo disse...

A situação era precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente, a população mais carente. O fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social o conflito civil que durou cerca de onse messes. Este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.

Liderança de Antônio Conselheiro

O beato Conselheiro,acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Devido a enorme proporção o governo da Bahia não conseguiu segurar a grande revolta pediu a interferência da República. O massacre foi tamanho que não escaparam idosos, mulheres e crianças. este acontecimento histórico representou a luta pela libertação dos pobres.
Aluna: Daiane de Oliveira
Turma: 3112

Anônimo disse...

Canudos:o movimento de canudos ocorreu no interior da Bahia no momento de crise da economia nordestina com a decadência da produção de algodão e do açucar, juntamente com o período de seca que arruinou a agricultura e a pecuária;essa crise causou sérios problemas para toda a população,como a fome,a mortalidade infantil,o desemprego,levando muitos nordestinos a migrarem para o norte e para o Oeste paulista onde estava concentrado a economia brasileira .Essa migração em massa dos nordestinos provocou a escassez de mão de obra na região,causando problemas para os donos da fazenda.Nesse ambiente surge o beato Antônio Conselheiro, que passa a pregar para a população,além de temas espirituais,temas sociais e político, aumentando cada vez mais seu prestígio e seus seguidores e não agradando a Igreja, os fazendeiros e os políticos da república.Ele afirmava que a república não modificara a situação do campo,não melhorava as condições de sobrevivência do sertanejo e ainda cobrava impostos.Quando o beato fundou o Arraial de Canudos, no interior da Bahia ás margens do rio Vaza BArris,colocando a cidade como Paraíso aqui na terra,com fartura de alimentos,paz e cooperação entre todos,diferenciada da realidade de miséria vvivida pelos sertanejos,atraiu muita gente do interior nordestino prar Arraial,que julgavam-o como uma cidade sagrada.O fato de os residentes da cidade desobedecerem ás leis do regime republicano,principalmente se recusando a pagar impostos,além da pressão da Igreja e dos poderosos fazendeiros da região contra o Beato e seus seguidores, levou as autoridades da república á declararem guerra contra Canudos.O governo da Bahia,pressionando de todos os lados,enviou expedições militares para destruir o Arraial,sendo que as duas primeiras expedições foram derrotadas pelos sertanejos.forçando o
governo federal a enviar uma terceira expedição que também falhou.Esses fracassos devem-se ao fato de que diferentemente dos sertanejos,a maioria dos soldados não conheciam a região da Caatinga nodestina.Porém, quando o governo enviou a quarta expediçao,com mais de cinco mil homens,eles conseguiram cumprir a missão de exterminar Canudos,que não resistiu aos bombardeios, send destruída ao entardecer do dia 05 de Outubro de 1897
quando morreram seus últimos defensores.
lydianne da Costa Aires turma:3112 turno :noite.

Anônimo disse...

Antônio Conselheiro foi o líder da guerra de Canudos,por quê conseguiu a confiança dos Nordestinos, pois acreditavam que ele tinha sido mandado por Deus.
Porém o Governo pediu ajuda para a República a fim de combater o conflito,mas não foi tão fácil,pois somente no quarto combate e que conseguiram.
Muitos Nordestinos morreram de fome e outros morreram no combate.
Foi um massagre por não se salvar mulheres,idosos e nem mesmo crianças.
CLEICIANE COSTA 3112

Anônimo disse...

Canudos:E a parte interior da Bahia.
Foi uma luta popular que os nordestinos achavam Antônio Conselheiro o homem do povo, que na epoca foi ocasionado pela miséria.
Antônio Conselheiro proibia o uso de bebidas alcoolicas,prostituição e arroaças .Construiram casas é além das casas contavam com duas escolas,algumas farmácias e oficinas que fabricavam armas rústicas.
O governo pediu ajuda para república para combater conflito,porém somente no quarto combate e'que conseguiram derrotar os guerreiros.Essa guerra foi um masacre porque não se salvou nem criança,nem mesmo idosos e mulheres.
Edinete silva turma:3112 turno;noite.

Anônimo disse...

A Guerra de Canudos, foi um movimento que teve características religiosas, políticas e econimicas.
Com a falta de chuva, o Nordeste ficou sem produção, pois a terra foi atingida pela crise fazendo com que muitos se deslocasem de suas terras por causa da decandência e procurasem lugares com mais recursos para a agricultura e etc. Tendo assim a falta de mão-de-obra no Nordeste, deixando os coronéis amedrontados com a falta de seus escravos.
Entre todos, surgiu Antônio Conselheiro, o fundador do arraial de canudos, um rapaz visto pela igreja com bons olhos, onde continuava tendo seguidores fieis.
O mesmo pregava a salvação do homem, o abandono de prazeres, penitências para chegar ao Paraíso.
Antonio conseguiu atrair pessoas até do interior do Nordeste, com as suas rigidas regras de moral e de conduta.
A cidade de Canudos era pequena tendo uma rua que separava a igreja da praça, as casas eram simples e espalhadas aleatóriamente por todos os cantos. A terra era propriedade coletiva, todos viviam de trabalhos, e cada um recebia de acordo com suas atividades e necessidades, e oque sobrava era vendido para as proximidades.
A Marcha contra Canudos, foi o medo de se tornar um exemplo de sociedade justa. Isso fez com que os fazendeiros iniciassem um movimento "Protesto" contra o Conselheiro.
O governo da Bahia teve suas duas primeiras derrotas, onde tentaram acabar com o Arraial. O governo não contente ameaçou Canudos dizendo ter um plano infálivel e convocaram Moreira Cesár.
Prepararam-se com a 4ª expedição tendo 5 mil homens sob comando do general Arthur Orscar, foi um terror na Cidade. E assim teve como missão cumprida, Canudos não resistiu e foi vencida, mesmo assim eles não se renderam e não resistiram até o fim da guerra, no dia 05 de Outubro de 1987, onde o Arraial foi Destruído!

Aluno(a): Thymonne Yannayara
Turma: 3112

Anônimo disse...

O que mais se chama atenção nos conflitos de canudos é que, fica comprovado que uma pessoa com verdadeiras boas intenções e um contato mais próximo com a realidade, pode liderar e libertar pessoas. Destaca-se também o quanto forte pode ser o povo se houver idéais e união e o quão não será economizados esforsos para derrubalos.
Acho incrível a comunidade de Antonio Conselheiros ter derrotado -apesar das perdas- as três expedições que foram enviadas para sua "aniquilação".
Se pararmos pra pensar um pouco, podemso chegar a conclusão de que o país de hoje, pode se diferenciar também -além de todos os outros fatores- pela falta de união das pessoas, até mesmo para causas de seu interesse, o que cria uma inércia tremenda por parte da população que é obrigada a conviver com a vida que tem como se esperasse -ou não- um outro Antonio Conselheiro surgir.

Otávio Augusto A. C. - 3112 - Noite

Anônimo disse...

A gerra de canudos,foi um conflito civil do povo bahiano cansado do descaso do governo Federal,que fazia vista grossa a situação de extrema pobresa e misséria da região Nordeste.O povo buscava uma salvação e viu no beato Antônio Conselheiro,com sua doutrina religiosa a solução dos seus problemas,assim passaram a cometer roubos e varios conflitos na região, gerando panico no restante da população.o governo da Bahia se viu obrigado a pedir auxilio ao governo Federal,que interviu,mas teve muita dificuldade,porem saiu vitoriosa massacrando homens,idosos,mulheres e crianças.O governo saiu vitorioso,mas o descaso pela região continua até os dias de hoje.(Synthia Hellen,Turma:3112)

Anônimo disse...

O Antonio Conselheiro, foi um lider que fundou e liderou o araial de canudos.
Ele foi um homem que pregou a palavra de Deus ou seja pregou à salvação para os homens e não se emportava com as doutrinas da igreja. Antonio se mostrava bastante justo e humano e por isso atraia muita gente. O arraial possuia toto tipo de gente, e lá todos trabalhavam para colher se própio alimento e todos os dias oravam para fortalecer a fé. Ele passou a ser perseguido por fazendeiros, coronéis e pelo governo, mais não se rendeu foi fiel até o fim.

Aluna: Alessandra Vasconcelos
Turma: 3112

Anônimo disse...

desenprego,fome, morte, caracteristicas de um verdadeiro ambiente de miseria, no qual os habitantes eram nordestinos-sertanejos.Diante dessa realidade surjiu no su o Beato Antônio coselheiro. sua fama de homem santo enviado por Deus para salvar aquele povo da miseria, se espalhou rapidamente atraindo muitos seguidores sertanejos que encontravan nele a esperança q ja não tinha.
conselheiro e seu grupo se estabeleseram em canudos q aos olhos de sertanejos era um paraiso na terra um verdadeiro exemplo de um sociedade justa e igualitaria onde a paz era reinada.
todavia, conselheiro não era benquisto por todos coroneis se viam politicamente ameaçados pelo beato. Do mesmo modo a igreja catolica tambem se via ameaçados, pois etava perdendendo seus fieis que confiavam cada vez mais pregassons no beato conselheiro.
Mas coo tudo q e bom de mais muitas vezes se acaba num piscar de olhos, com o arrail de canudos não foi diferente muitos de seus conponentes foran totalmente massacrados pelo batalhão do estado pará sendo assim a cidade de canudos foi destroidos foi um verdadeiro massacre.
Luana Rodriguês turma 3112

Anônimo disse...

Canudo= a saga de Antonio Vicente Mendes, acusado de perturbar a onde pública e encorajar a desobediência as instituições civis e religiosas, Antonio Coselheiro como ficou conhecido por varias pessoas principalmente os seus seguidores. Antonio Coselheiro era visto como um homem de Deus. junto com seu seguidores formaram uma comunidade em uma fazenda, este local foi chamado de Belo Monte, e ali formaram uma comunidade religiosa. essa comunidade começou a ter sua propria requeza. seus seguidores tornaram um povoado prospero, com seu trabalho comunitario juntos com seus habitantes de canudos. dedicavam-se a pecuaria e agricultura, com isso canudos foi reconhecida como a segunda maior cidade da Bahia.

Anônimo disse...

desenprego,fome, morte, caracteristicas de um verdadeiro ambiente de miseria, no qual os habitantes eram nordestinos-sertanejos.Diante dessa realidade surjiu o Beato Antônio coselheiro. sua fama de homem santo enviado por Deus para salvar aquele povo da miseria, se espalhou rapidamente atraindo muitos seguidores sertanejos que encontravan nele a esperança que ja não tinha.
conselheiro e seu grupo se estabeleseram em canudos que aos olhos de sertanejos era um paraiso na terra um verdadeiro exemplo de um sociedade justa e igualitaria onde a paz era reinada.
todavia, conselheiro não era benquisto por todos coroneis se viam politicamente ameaçados pelo beato. Do mesmo modo a igreja catolica tambem se via ameaçados, pois estava perdendendo seus fieis que confiavam cada vez mais pregaçoes no beato conselheiro.
Mas com tudo que e bom de mais muitas vezes se acaba num piscar de olhos, com o arraial de canudos não foi diferente muitos de seus conponentes foran totalmente massacrados pelo batalhão do estado do pará sendo assim a cidade de canudos foi destroidos foi um verdadeiro massacre.
Luana Rodriguês turma 3112

Anônimo disse...

O movimento de Canudos liderado por Antonio Conselheiro mostra a insatisfaçao do povo ja na naquela epoca com seus governantes,com a Igreja que nada fazia para que a vida desses nordestinos tivesse melhora,pelo contrario,a Igreja mesmo vendo a miseria do povo,ainda assim,cobrava tributos para todo serviço religioso,ja o Beato nao cobrava para fazer batizados,funerais e outros.assim a Igreja perdia fieis para Antonio Conselheiro e isso mexeu com o poder da poderosa Igreja Catolica e aliada aos coroneis e fazendeiros,que por sua vez viam suas fazendas esvaziarem com a ida de seus trabalhadores para Canudos,derrubaram esse movimento que tinha como objetivo melhorar a vida sofrida do povo nordestino....
ALEX MARCELO MONTEIRO PAZ
TURMA:3112

Anônimo disse...

A Guerra de Canudos , foi um dos conflitos que marcou muito a história do povo Nordestino uma Guerra regada a muito sangue e violência disputa de terras e de poder.O conflito se deu pela fome , miséria,pobreza, falta de emprego.O Beato Antonio Conselheiro fez com que os Sertanejos vissem a vida de forma mais humana, ele lhes dava ensinamentos semelhantes ao da Igreja da época porém não era aceito por seus membros que na maioria das vezes eram os Coronéis, que estavam perdendo seus empregados pela forma de pregação de Conselheiro , que também prejudicava o Governo, pois ele não aceitava que eles pagassem impostos, chegava muitas vezes a rasgar em praça pública os editais de impostos, por ele agir dessa forma se deu o Conflito que acabou com todas as pessoas da cidade.
(Aluno:Charles Albert Cunha de Jesus, 3112 )

Anônimo disse...

Canudos.
A saga de Antonio Vicente Mendes. Acusado de perturbar a ordem pública e encorajar a desobediencia as instituições civil e religiosas, Antonio Conselheiro ficou conhecido por varias pessoas principalmente seus seguidores. Antonio Coselheiro era visto como um homem de Deus. Juntos com seus seguidores formaram uma comunidade em uma fazenda. esta local foi chamado de Belo Monte.e eli formaram uma comunidade religiosa. a comonidade começou a ter suas proprias riguezas, seus seguidores tornaram um povoado prospero com seu trabalho comunitario juntos com seus habitantes de canudos. dedicavam-se a pecuaria e agricultura com isso canudos foi reconhecida como a segunda maior cidade da Bahia.
Antonio Marcos Oliveira de Almeida
Sala 3112

Anônimo disse...

Canudo= a saga de Antonio Vicente Mendes, acusado de perturbar a onde pública e encorajar a desobediência as instituições civis e religiosas, Antonio Coselheiro como ficou conhecido por varias pessoas principalmente os seus seguidores. Antonio Coselheiro era visto como um homem de Deus. junto com seu seguidores formaram uma comunidade em uma fazenda, este local foi chamado de Belo Monte, e ali formaram uma comunidade religiosa. essa comunidade começou a ter sua propria requeza. seus seguidores tornaram um povoado prospero, com seu trabalho comunitario juntos com seus habitantes de canudos. dedicavam-se a pecuaria e agricultura, com isso canudos foi reconhecida como a segunda maior cidade da Bahia.
Aluno:Antonio Marcos Oliveira de Almeida 3112

Anônimo disse...

Canudos
Antonio Vicente Mendes Maciel, muito conhecido como Antonio Coselheiro, ele foi um homem que representou a utilização da grença religiosa, tornou-se um beato pregador, ele foi aconpanhado por seguidores depois de muito tempo ele foi preso por varias vezes, porque inquietou a igreja catolica que solicitou medidas das autoridades co-ntra ele, apesar disso foi levando o conhecimento religioso por varias partes do nordeste. ate formar uma comunidade em uma velha e abandonada fazenda. Antonio Conselheiro chamou o local de Belo Monte devido ali ser uma terra rica em vegetação. denominado Canudo-de-pito e depois ficou conhecida como a cidade de Canudos.
Aluno : Roosevelt Miranda.
Sala: 3112

Anônimo disse...

os nordestinos estavam em situaçoes precarias sendo esquecidos pelos republicanos.com o fanatismo religioso ficava mais dificio para que focem aceitos na sociedade mas com a chegada do beato conselheiro todos tinham uma esperança de que avia alguem para ajudalos a sair da quela vida de pobreza por tudo o que eles queriam tornasem independente de impostos abusivos com tudo isso foi causando uma revolta nos poderosos(coroneis,republica,etc).os pobres religioses so queriam tranquilideda de poder plante colher para melhores condiçoes de vida.aluna:jocilene de oliveira

Anônimo disse...

Canudos
O movimento de canudos foi de caracteristica religiosa e refrexo da crise politica e economica que atingiu o Brasil no final do sec. XIX.
O cearense Antonio Coselheiro foi um lider que fundou e liderou o araial de canudos. foi peregrinação pelo sertões e interior da Bahia.
A cada pregação aumentava o prestigio e os seguidores de beato. o conselheiro pregava a salvação dos homem pelas obras e pelo abandono dos prazeres mundanos a penitencia para chegar ao paraiso. as pragações de Antonio Conselheiro atrairam muita gente do interior nordestino. familias inteiras vendiam o pouco que possuiam e partiam para as cidades, com tudo a aceitação para ficar em canudos, estava sobe o arbitrio do conselheiro.
Aluna: Alcilene Silva
Turma: 3112

Anônimo disse...

O movimento de Canudos, ocorrido no interios da Bahia no peíodo oficial de 1896-1897, foi de característica religiosa e reflexo da crise políca e econômica que atingiu o Brasil no final do século XIX e início do século XX, momento da transição da Monarquia para República.
A econômia nordestina foi atingida pela decadência da produção de algodão e do açucar e pela seca que assolou o sertão nordestino, diante desse quadro a fome a mortalidade infantil, o desemprego fizeram com que grande parte da população migrasse, para outros centros.
Nesse ambiente que assolava o povo nordestino, surgiu a figura do Beato 28
que representava a regiosilidade popular. Ocearense Antonio Conselheiro, que foi o lider que fundou o Arraial de Canudos; após longas perseguições refufiou-se no interior da Bahia, as margens do rio Vaza Barris, fundou a cidade de Belo Monte 29, as pregações não era visto com bons olhos pela igreja, sem cobrar um centavo o Conselheiro pregava a salvação dos Homens pelas obras e pelo abandono dos prazeres mundanos.
Devido suas pregações contra a Repúlica e a Igreja seus inimigos acusavam de monarquista. Canudos reunia gente de todos os lugares pois crescia a popularidade de Antonio Conselheiro, em Canudos todo que se plantava era repartido igualmente, isso teve represália do governo contra Canudos em 1893. Apois varias envestidas contra Canudos, finalmente em 1897, Canudos foi destruida mais não vencida pois o conhecimento de Antonio Conselheiro já avia ultrapassado as fronteiras do território brasileiro e quando se luta contra opressão de um ideal jamais se perde pois o ensinamento sempre sera ouvido por todos, não importa o que aconteça.

Aluno: Sérgio Silva
Turma: 3112

Anônimo disse...

A grande precariedade que muitos nordestino estavam passando principalmente os mais carentes chamou atenção de um beato chamado Antonio Conselheiro que era um padre religioso e abandonou o seu cargo por não aceitar certas normas que a igreja impões sobre os sertanejos.Essa situação de injustiça tanto da igreja quanto da república fez Antonio Conselheiro chamar a atenção dos nordestino por uma vida melhor onde poderia possuir terras pa bons olhos pela igreja que continuava perdendo fiéis e nem pela república pós o beato pregava contra ela e se recusava pagar os impostos e seguir as determinações do estado.Com isso a Diocese da Bahia enviou a canudos três fralde missionários onde foram derrotados pelos sertanejos .Já na quarta expedição foram enviados mais de cinco mil homens pra acabar com arraial. A missão foi cumprida canudos foi destruidos em 05 de outubro de 1897.

Anônimo disse...

A grande precariedade que muitos nordestino estavam passando principalmente os mais carentes chamou atenção de um beato chamado Antonio Conselheiro que era um padre religioso e abandonou o seu cargo por não aceitar certas normas que a igreja impões sobre os sertanejos.Essa situação de injustiça tanto da igreja quanto da república fez Antonio Conselheiro chamar a atenção dos nordestino por uma vida melhor onde poderia possuir terras pa bons olhos pela igreja que continuava perdendo fiéis e nem pela república pós o beato pregava contra ela e se recusava pagar os impostos e seguir as determinações do estado.Com isso a Diocese da Bahia enviou a canudos três fralde missionários onde foram derrotados pelos sertanejos .Já na quarta expedição foram enviados mais de cinco mil homens pra acabar com arraial. A missão foi cumprida canudos foi destruidos em 05 de outubro de 1897.
Aluna;Gilzabeth Ribeiro Gonçalves turma;3112

Anônimo disse...

o que mais chamou atenção foi a situação do nordeste brasileiro , era muito precária. fome, seca, miséria, violência e abondono dos políticos...

Anônimo disse...

Todos chamiou muita atençao principalmente a fome. Seca e eetc

Bordon disse...

Na condição de infelicidade ou angústia sentida pelo indivíduo por insatisfação de necessidades fisiológicas e psicológicas, com baixa auto-estima, frágil senso de honra e convicções religiosas, deslocado do seu meio social, tem dificuldade para interagir com novas realidades podendo agir impulsivamente, distorcendo-a por falta de maturidade ou inteligência, agindo de maneira passional, neurótica, psicótica ou psicopática como, por exemplo, a "necessidade neurótica de certos políticos de estar sempre em evidência na mídia", negociando e comprando a reeleição.
Bem, as necessidades psicológicas não são sempre conhecidas e entendidas conscientemente pelo indivíduo, a maioria dos casos, de fato são inconscientes ou semi-conscientes. Sem aprofundar no assunto, o Estado deve dispor de mecanismos eficientes de inibição externa para proteção do bem comum, de vez que satisfazer as necessidades psicológicas do ser humano é impossível.