segunda-feira, 29 de março de 2010

Aula-Revolução industrial - "Efetivação do capitalismo"

Grande abraço aos alunos da turma 3112 (noturno).

Vamos começar com uma pequena pergunta: o que significa a palavra Revolução?

Revolução:(do latim revolutio, "uma volta") é uma fundamental transformação social no poder ou nas estruturas organizacionais que têm lugar em um período relativamente curto de tempo. Saiba mais em (Wikipédia).

Trocando em miúdos: È uma grande reviravolta em um ou vários aspectos da vida em sociedade. Quando se muda a base, a estrutura, tendo como consequência todo um desdobramento de ações ou pensamentos oriundos desta primeira mudança.

Por que é importante estudar sobre a revolução industrial?

Se você deseja entender os mecanismos de funcionamento do atual sistema o: capitalismo, é importante que você fique atento aos detalhes sobre a revolução.

E o que mudou?

  • A forma de trabalho: manual para máquina. (manufatura para maquinofatura). Para visualizar o funcionamento de uma máquina a vapor clique aqui
  • Alienação do trabalhador de seu trabalho através da especialização de tarefas.
  • Aumento de problemas sociais: êxodo rural, desemprego, prostituição, uso de drogas (destaque nesta época para o Alcool), violência urbana, mendicância,urbanização desenfreada. Para saber mais sobre os problemas sociais clique aqui
  • A forma de pagamento, no caso é o início do trabalho assalariado da forma como o conhecemos hoje. Saiba mais sobre a mais valia aqui.
  • O trabalhador passa a cumprir horário. A frase "tempo é dinheiro"(Benjamin Franklin) é algo que faz sentido para os donos de fábricas.
  • Surgem duas classes sociais: A burguesia industrial (proprietários dos meios de produção e os proletários (Trabalhadores que vendem sua força de trabalho). Mais sobre proletariado clique aqui.

Vídeo de introdução:
Este é o avião tripulado, mais rápido do mundo: o SR-71 Blackbird(Pássaro negro), alcança uma velocidade de 4.800 km/h , ou seja, capaz de se deslocar numa velocidade 3,5 vezes mais rápido que a velocidade do som. A viagem Europa x Brasil que na época das grandes navegações duravam em média 1 mês e 20 dias, nos aviões atuais de grande porte 12 horas, nesta máquina pode ser realizado em 1 hora e meia. Observe que o conceito de tempo e de espaço muda com o desenvolvimento industrial, que hoje chamaríamos de "desenvolvimento tecnológico".


No vídeo Abaixo você conhecerá detalhes dessa relação homem máquina . Logo após assistir ao clipe do vídeo com o prof. Clides Moraes, siga as orientações sobre a atividade 1.




(Atividade 1)- Após o assistir, responda as seguintes questões no formulário abaixo.




Atividade 2
Baseado no trecho do filme "tempos modernos", descreva uma característica e uma cena que mostra tal característica sobre a revolução industrial.




Cercando o assunto
. (clique para ampliar):




Desafio: Faça um pequeno mapa conceitual em seu caderno, semelhante ao acima, envolvendo as seguintes palavras:
  • Fábrica, Burguesia, consequências, proletário, Ferro e carvão, condições favoráveis, Revolução industrial, desemprego, tecnologia a vapor e poluição
Destaque e entregue ao professor.



Ferramentas e contribuições:
* Google docs, Wikipédia, you tube e cmaps.

Nenhum comentário: