domingo, 24 de janeiro de 2010

Sugestões para quem trabalha em Sala de informática

Enviei este email para um professor que me solicitou orientação para se trabalhar em sala de informática. Embora saiba que ainda tenho muito a aprender é louvável a atitude de nos auxiliarmos. Gostaria de compartilhar algumas sugestões para aqueles que estão começando na ou desejam fazer funcionar a S. I.

Sugestões
1- Comece investigando a realidade de acesso à internet por sua região, se os alunos e professores utilizam "lans houses", com que frequência etc. Caso contrário trabalhe com outra TIC.

2- Apresente a realidade das Tics(Tecnologias de informação e comunicação) no Brasil à escola. TICs envolve também: Data show, Tv, Radio escola, Jornal escola, etc.

3- Durante a semana pedagógica consiga um espaço para falar sobre o potencial pedagógico da internet. vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=JvoeNVJaPI8

4- Mostre que só tecnologias não resolve, passe o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk e promova um debate.

5- Arregaçando as mangas. Antes de mais nada selecione monitores para a sala. Lembre-se nem sempre os mais preparados, são os mais motivados. Voluntariedade é a palavra chave. Coloque ao seu lado alunos que queiram aprender para ensinar. Você verá a diferença que esse trabalho fará na vida deles. Para mim essa foi a maior recompensa de se trabalhar em sala de informática.

6- Ensine-os primeiro, sobre os programas, sobre tratamento aos professores e colegas, sobre blogs.

7- Promova oficinas para professores, familiarização com a informática.

8- Oficina sobre Blogs educativos, como fazer uma prova online. Como utilizar o espaço comentário para avaliação de alunos. Exemplo

9- Construa o blog da escola, nele divulgue as ações da escola, dos alunos, monitores, dos professores, isso é reconhecimento. Se possível tenha os emails dos professores, chame-os para o blog. Faça enquetes, promova pequenos concursos.

10- Estreite relações com outras escolas, ntes, professores, faça parcerias.

11- Escolha um monitor para ser redator de um jornalzinho na escola, que ele monte sua equipe de reportagem, tire as matérias e coloque no blog e vice e versa. Ou monte uma equipe de reportagem para o blog.

12- Procure integrar alunos com deficiências, dentro de suas possibilidades. Peça orientação com professores da sala de recursos caso exista, ou que tenham alguma experiência nesta área (NTEs), as tecnologias podem auxiliá-los bastante.

13- Não desanime, mesmo que você faça tudo certo, sempre haverá resistências e desafios. Resistência é cultural, muda com o tempo... desafios desenvolvem as habilidades dando espaço à inteligência.

Abraço e boa sorte.

8 comentários:

Anselmo Bastos Jr disse...

Excelente post!!!

Gilberto Ulissys disse...

Prof. Eric

Fico feliz de saber que que meu pedido de ajuda resultou no post.
Sem dúvida nenhuma são sugestões excelentes e ajudarão a todos aqueles que estão iniciando seus trabalhos no mundo da informática educativa.

Gilberto Ulissys

refrivar disse...

parabens pelo premio, vc merece, seu primo sady salomão

Jamille disse...

Maravilhosa sua atitude, Eric. A solidariedade e o compartilhar experiencias é extremamente saudável, marcas de quem está antenado com as tendencias atuais de um excelente profissional. Não é a toa que sua escola tem sido repetidas vezes premiadas. Louvável!! Forte abraço.

Silene Faro disse...

Oi,prof. Eric,acompanho seu blog há algum tempo e gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que realizas com os alunos.Sou coord. da SI da Escola Edmundo Queiroz,Marituba, e gostaria de criar outro ou modificar o layout da blog da escola. Já tentei fazer,porém não consegui. Se for possível, gostaria que vc me desse umas dicas de como fazer isso. Ficarei muito agradecida se for atendida.
Prfa. Silene Faro

RosaBio disse...

Parabéns professor por esse blog MARAVILHOSO com sugestões que com certeza irei colocar em prática.

Adinalzir disse...

Aí estão dicas excelentes que irei por em prática lá na minha escola.

Meus parabéns pelo texto!

Léa Paraense Serra disse...

Sempre compartilhando experiências, prof. Eric! E que dão certo, visto o seu desempenho, da Helena Guilhon...

Eu sempre aprendo algo com suas postagens!