sábado, 27 de dezembro de 2008

Tutorial prova Online.

Olá amigos, após a experiência da prova online com meus alunos, percebi que é muito interessante tal tipo de prova, ela tem seus prós e contras. Como contras está que se deixa de treinar a habilidade de escrever manualmente, por isso penso ser seja mais indicado aplicá-la como atividade ou prova complementar; o professor precisa ter um blog ou site , outra, só dá para ser aplicada em escolas que possuem sala de informática, pois o professor deve se fazer presente na sala para que se evite consultas na web. Mas, por outro lado, os prós, representa uma economia de tempo em correções de provas, sem falar que se evita recolher dinheiro na hora da prova para pagar a xerox. É Claro que também se deve levar em conta a série dos alunos e seu nível de informática. Pois bem, vamos ao tutorial.

1º passo

Abra o google, clique em mais.


2º passo
Abrirá um menu, clique em muito mais
3º passo
4º passo

Entre com sua conta de email, hotmail, ou gmail.

5º passo
Vá em novo, depois em Form(formulário)
6º passo
Construa a prova, título da prova, digite a pergunta 1, escolha o tipo de resposta que você quer. Para construir outras perguntas clique em duplicar. Siga o mesmo processo anterior.
7º passo
Após construídas as questões, clique em salvar e escolha a aparência da prova em tema.

8º passo
Escolha o tema, a aparência da prova.
9º passo
Vá novamente no google docs-todos os itens.

10º passo
clique na prova

11º passo
Clique em formulário, abrirá um menu, clique em ir para o formulário publicado.
12º passo
Copie o endereço da prova. ctrl + c
13º passo
Digite uma palavra, prova (1), selecione, clique no icone link (2), cole o endereço copiado espaço mostrado (3). Pronto, agora é só publicar postagem de seu blog. Detalhe: Publique momentos antes da prova, é óbvio. Abraços.















20 comentários:

Prof. Allanildo disse...

Olá professor Eric, aqui é o prof. Allanildo. Já pedi algumas orientações suas alguns dias atrás. Adorei o seu método de fazer provas on line. É de mais!. Eu trabalho também em laboratório de informática educativa, além de dar aula de História. Gostaria de experimentar esse método, mas estou tendo dificuldade no momento da postagem do endereço da prova no meu blog. Se não fosse pedir de mais, gostaria de entrar em contado diretamente com você por telefone. O meu número é 81045761. Moro em Capitão Poço (PA)e também sou professor do Estado (aprovado no último concurso público). Assim que você me ligar eu retorno a ligação.
abraço

Tati Martins disse...

Olá, Eric!
Adorei as dicas. Obrigada pela explicação clara e precisa.
Um beijinho

Prof. Nair Boni disse...

Olá, professor Eric!

Excelente essa idéia, vou compartilhar com meus colegas de trabalho. Sou professora de Informática Educativa e meus alunos utilizam o google docs para salvar suas atividades e compartilhá-las com a professora e com colegas.
Esse será um incremento na informática educativa.

Abraço.

Prof. Nair Boni

Josete disse...

Olá Eric!
Goste muito, parabéns!
No momento não estou utilizando o Laboratório, mas nunca se sabe... A idéia vem de encontro com a EaD online. Abraço,
Josete

Socorro disse...

Gostei muito do seu blog. A Idéia da prova on line vou compartilhar com meus colegas de trabalho. Sou professora e atuo na Sala de Informática. Parabéns!!! O 1º lugar é bem merecido. Gostei das explicações são bem claras e precisas.

Profa. Nádia disse...

Helena, querida, é a própria! Valeu.... muito obrigada! Essa prova é tudo de bom! Muito obrigada, mais uma vez!

Vera Gama disse...

Carambaaaa!
Eric! Que blog excelente!
Geralmente os blogs "enchem linguiça" e tem pouca coisa que realemnete aproveitamos na nossa lida na sala de aula.
Tenho 40 anos de magistérioe sou implementadora de Informática na rede estadual e municipal. E achei tudo que eu queria aqui. E ainda por cima " digrátis" rsrs
Obrigada e parabéns! volterei aqui outras vzs para "apanhar " mais 'coisas "

docarmo disse...

Oi, Allanildo! Parabéns pelo Blog e pelas ótimas explicações sobre a prova interativa. Suas idéias são ótimas!!!
Abs,
Maria do Carmo Procaci

Marcia disse...

Oi, Allanildo.Parabéns!!!!!!Muito bom!1Obrigada
Márcia Roberto

ericsiq disse...

Só corrigindo, meu nome é Eric. Allanildo é um dos grandes comentaristas do blog. Abraços.

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá, Eric

Muito bom seu blog, vejo que está auxiliando muitos professores. Este é o caminho, compartilhar para que todos possam crescer juntos.
Deixo aqui mais um exemplo de utilização do Google Docs que sugeri para a professora de História, como atividade final de um estudo realizado sibre o Brasil Colonial.

http://caicmariano.blogspot.com/2008/05/brasil-colonial.html

Grande abraço e um ótimo 2010

Marise Brandão disse...

Eric, entrei para ver a prova online e estou navegando emseu blog até agora.
Muito falam em partilha, mas são poucos que o fazem.
Estou aprendendo muito navegando em seu blog.
Parabéns pelo seu lindo trabalho e por dividir seu aprendizado com todos nós.

Unknown disse...

Eu já elaborei provas online a partir do post lido neste blog e o resultado foi ótimo. Agradeço pelas dicas e pelo tutorial. Usei a prova online como complemento do trabalho em sala, no lab, claro. Elaborei questões de forma que os alunos fizessem buscas na net e até mesmo visitassem um site específico para ver figuras relacionadas à algumas questões.Quem quiser ver uma prova pode ir ao meu site (http://sites.google.com/site/teacherluonline/8th-grade-tasks/online-test-future). Abraços.

Unknown disse...

Gostaria de saber se alguém conhece algum recurso, qua faça prova online e que corrija na hora, tb online.

blog do professor RAMÃO disse...

Amigo professor, que benção esse seu tutorial.
Sou professor de história e adepto das tecnologias educacionais, procuro sempre avançar na metodologia.
O senhor fez um grande favor àqueles que procuram trabalhar provas online. Muito obrigado mesmo.
Um outro favor: me informe como acrescentar a caixa de nome do aluno no cabeçalho da prova.
Saudações históricas,

Prof. Ramão

email: agedo2000@hotmail.com

GEOBLOG disse...

Caro Eric,
gostaria de parabenizá-lo por nos dar mais essa ferramenta para avaliação. Gostaria que você me tirasse uma dúvida (a prova que elaborei será aplicada daqui a duas semanas), como sei quais alunos realizaram a prova e como será a correção? O modelo gera uma planilha com o índice de acertos de cada aluno, ou terei que verificar um a um?

ericsiq disse...

Olá GeoBlog,

Como sei quais alunos realizaram as provas?
R: Na primeira pergunta, solicite o nome.Por exemplo: Nome do aluno.

O modelo gera uma planilha com o índice de acertos de cada aluno, ou terei que verificar um a um?

R: Como é uma planilha, é possível colocar fórmulas que calculem os acertos dos alunos, ainda não me dediquei a colocar tais fórmulas e funções (do excel), quando fiz a prova para meus alunos, imprimi a planilha corrigindo um a um.

Abraço.

André disse...

Boa tarde Prof. Allanildo, belo tutorial. Gostaria de saber se tem como o aluno receber sua nota automaticamente ao final da prova, assim como ver as questões que errou, com a opção certa marcada?

Blog do Wilton disse...

Gostaria de agradecer, por esta informação, graças a ela foi possível solucionar um problema que esta tendo com um site de provas online que uso em minhas aulas de Física.
Parabéns pelo Blog
Agraços
Wilton
wilton01.blogspot.com

Adalvo disse...

Olá prof Eric.
Sou professor de matemátic e estou iniciando este recurso de provas on-line, mas estou com problemas na hora de postar no blog.
Se for possivel me oriente a respeito.