quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Utilizando vídeo em escolas

De todas as TICs(Tecnologias de informação e comunicação) entre as "novas mídias" a que mais tem receptividade entre os professores é o vídeo, seja por tv ou mesmo datashow, utilizando-se um notebook ou um DVD. O que muita gente não sabe é que se não for utilizado corretamente de pouco adianta e só ficam as críticas: Ex: "o professor está enrolando".
Um pequeno roteiro
com questões que se quer passar aos alunos já seria um bom começo. A linguagem da TV, o som, as imagens já fazem parte do cotidiano de muitos jovens o que eles não sabem é como interpretar mais profundamente o sentido das imagens o que Marinalva Monteiro e Lucinéia Batista em cadernos do tv escola chamam de "alfabetização visual" .

Segundo José Manuel Moran, uma das maiores autoridades no assunto, os usos inadequados da ferramenta podem ser classificados assim:

Vídeo tapa-buraco.../ Vídeo enrolação.../ Vídeo deslumbramento.../Só vídeo.

e dá propostas de utilização do vídeo em sala de aula, que seriam os usos adequados:

Vídeo como sensibilização / Vídeo como ilustração/ Vídeo como Simulação/ Vídeo como conteúdo de ensino/ Vídeo como produção/ Vídeo como avaliação.

Saiba mais sobre cada um dos vídeos acima clicando AQUI


Fonte Primária: José Manuel Moran
Secundária: Puc-Rj/Especialização em informática educativa.
Foto: Eric / Sala de informática da Escola D. Helena Guilhon.

2 comentários:

Léa Paraense Serra disse...

Professor Eric:

Também farei essa postagem. Acho que é um assunto recorrente e que intriga a todos nós professores sobre a forma como o recurso é visto, inclusive por alguns técnicos em educação, por algumas gestões de nossas escolas.

Feliz Dia do Professor!

Prof. Fabiano Reis disse...

Parabéns pelo blog, qualquer hora visita o meu: http://biologiaquepariu.blogspot.com

abraços