quarta-feira, 10 de junho de 2009

O historiador é um investigador da realidade social


Um dos maiores erros que um historiador pode cometer na análise de seu objeto de estudo é o que chamamos de etnocentrismo, que nada mais é do que julgar a cultura do outro a partir dos nossos valores. Por isso é fundamental ao historiador colocar-se no lugar do outro, para que entenda as ações e motivações do grupo social estudado.

Ser totalmente imparcial é quase impossível, pois já trazemos uma carga cultural de nosso grupo social de origem, é esse constante esforço, de manter a imparcialidade, é o que faz um bom historiador para que julgue o passado e apresente uma “história” mais perto da realidade.

Para ter uma visão mais clara possível o historiador utiliza diversas ferramentas, como o cruzamento de fontes, as falas escondidas nas entrelinhas dos discursos oficiais, a voz da classe oprimida nas ocorrências policiais da época, as visões de mundo marxista, positivista, a micro e macro história, a visão religiosa e a história oral, dentre outras.

Grandes historiadores “pecam” quando se envolvem emocionalmente com seu objeto de estudo, a realidade é dura e deixa o historiador frustrado, impotente quando sozinho, pois ele quer mudar, se envolver com a realidade, seu objeto de estudo. Quando se envolve passa a ser um revolucionário! Se as circunstâncias políticas e sociais favorecerem ele será um herói, mas caso contrário será encontrado em alguma cadeia por aí, ou marginalizado em vários aspectos da sua vida.

Muitos têm medo das opiniões desses profissionais, até ele mesmo..., pois expressá-la poderia mover ódios, assim como aconteceu com Galileu Galilei quando tentou falar do que via no espaço, que não era o sol que girava em torno da terra, e sim a terra que girava em torno do sol.

Assim como o médico estuda o corpo humano, o engenheiro as máquinas, o advogado o direito, o matemático os cálculos, o historiador estuda e entende a realidade social, pois estuda constantemente a história de diversos povos e de outras épocas, os elementos presentes na sociedade atual, de onde vieram e o que representam!

Manter o silêncio ou falar dependerá de sua decisão... De ser um historiador ou um revolucionário!


Eric

Gifs de: http://www.gifs.net/gif/

Nenhum comentário: