segunda-feira, 20 de setembro de 2010

I Encontro Estadual de professores das salas de informática.

Mais do que um grande encontro, o evento, realizado no Hangar foi antes de tudo, uma conquista dos professores lotados nas salas de informática, que puderam não apenas discutir e socializar problemas comuns, dando sugestões para o trabalho envolvendo TICs nas escolas. 
A elaboração de um documento sobre as principais questões relativas a política de tecnologias voltadas à educação sem dúvida foi um passo importante, pois solucionam antigos paradigmas que envolvem esses profissionais.

 O desenvolvimento de Políticas públicas diversas na área como: fortalecimento dos blogs como ferramenta educativa através de concursos, cursos de tecnologia na educação através dos NTEs (Núcleo de Tecnologia Educacional, via PROINFO, projeto UCA(Um computador por aluno), portal escolar, relatos de experiências, portal do professor, dentre outras foram tratadas no encontro e mostra a preocupação governamental neste departamento educacional que se tornou uma necessidade haja vista a grande revolução tecnológica que estamos envoltos.

Parabéns a todos pelo evento.


5 comentários:

Jesusmar Sousa disse...

Gostei da palestra professor, realizada em Marabá no segundo concurso de blogs. O que não entendi foram os critérios de avaliação para escolha dos blogs. O blog da Escola Jonathas Pontes Athias Ensino Médio tem vários links importantes. O design também não é tão ruim e tinha cerca de 26 postagens, sendo que a maioria trazia eventos da Escola. Alguns comentários também. O Blog vencedor tinha 16 posts de Agosto, mês que iniciou o concurso até setembro. Bem menos posts. Concordo com a questão de conteúdo de autoria própria, mas ainda assim não entendi critérios. Outra coisa, o blog tem links importantes, bastante utilizados pelos alunos. Acessos de notas, acompanhamento do ENEM, da UFPA, UEPA, SEDUC. O blog tem utilidade, o que não vi muito, principalmente na Escola vencedora. Gostaria que o senhor olhasse o blog e me explicasse de forma clara porque não tivemos chances de ficar entre os três primeiros na categoria Escola.

http://secjpamedio.blogspot.com/

Jesusmar Sousa disse...

Correção, a maioria não são eventos da Escola como dito anteriormente. Mas design, interação e conteúdo achamos que podem ser relevantes.

Jesusmar Sousa disse...

Ah! O blog vencedor tinha 7 comentários somente. Então descarta-se a hipótese de muita interatividade.

Magno D'leon disse...

Jesusmar Sua indignação é aceitável, pois realmente é ruim quando acreditamos que fizemos o nosso melhor, que nosso trabalho está visivelmente à cima dos demais e de repente isto não é o que os outros vêem.
Sobre o blog que você mantém, também achei que poderia ficar entre os três melhores, vejo que você se preocupa em explorar os recursos que a plataforma blogger oferece, mas isso também é um risco. Na minha humilde opinião o seu blog estava muito poluído, com imagens desproporcionais, widget saindo do espaço, entre outras coisas, quanto ao conteúdo, tinha muita coisa “importada” e sem a intervenção do blog.
Bem, vi que você criou um outro blog, bem melhor por sinal, está menos poluído, está limpo, de fácil leitura, e não havia necessidade de excluir (abandonar) o anterior bastava fazer as alterações (inclusive de nome).
Embora você tenha feito críticas em relação ao blog da escola Salomé Carvalho, ficamos contente em saber que nosso conteúdo foi usado no seu blog (Próprio e Temáticas Nacionais), que você gostou e usou algumas de nossas idéias como letreiro digital, e widget de notícias do BBC Brasil.
O blog da sua escola tem tudo para ficar excelente, mas eu sugiro que você pense nele como uma ferramenta de utilidade para seus alunos e a sociedade em geral e não como uma peça de competição, o concurso é só um detalhe.

ericsiq disse...

Olá Jesusmar,

Acredito que você esteja fazendo o correto, questionando os critérios do II concurso de blogs de Marabá.

O que tenho a dizer a você é que fui apenas um dos três jurados da categoria professor. Não cheguei nem a ver os blogs das escolas.

Quanto aos critérios, são bem semelhantes a esse do nteananindeua. Com algumas poucas modificações.

http://nteananindeua.blogspot.com/2010/09/modelo-de-ficha-de-avaliacao-dos-blogs.html


Abraço.