quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ainda há esperança para a escola pública! comentários que me surpreenderam!

Primeiramente gostaria de me desculpar pela ausência de postagens... é que estamos em época de provas. Infelizmente não vivo só para escrever, mas não posso reclamar pois é do "front" das escolas públicas que me inspiro e tiro as matérias. Aí vai mais uma, gostaria de postar os melhores comentários dos alunos sobre o assunto Canudos e Cangaço, realmente me surpreenderam! pois mostraram um enorme senso crítico e habilidade de análise de uma situação econômica, histórica, social e política relacionando aos problemas atuais, tudo o que um professor de história quer! portanto, meus parabéns a todos os alunos.

obs: Os comentários foram postados pelos alunos durante a aula de história na sala de informática.


Comentários

O que mais se chama atenção nos conflitos de canudos é que, fica comprovado que uma pessoa com verdadeiras boas intenções e um contato mais próximo com a realidade, pode liderar e libertar pessoas. Destaca-se também o quanto forte pode ser o povo se houver idéais e união e o quão não será economizados esforsos para derrubalos.
Acho incrível a comunidade de Antonio Conselheiros ter derrotado -apesar das perdas- as três expedições que foram enviadas para sua "aniquilação".
Se pararmos pra pensar um pouco, podemso chegar a conclusão de que o país de hoje, pode se diferenciar também -além de todos os outros fatores- pela falta de união das pessoas, até mesmo para causas de seu interesse, o que cria uma inércia tremenda por parte da população que é obrigada a conviver com a vida que tem como se esperasse -ou não- um outro Antonio Conselheiro surgir.

Otávio Augusto A. C. - 3112 - Noite

A Guerra de Canudos marcou muito a história brasileira, a questão dos conflitos armados, os massacres, mas em nada mudou a situação do povo Nordestino , pois eles continuam passando pelos mesmos problemas de anos atrás, a fome , a miséria, a pobreza , o descaso com a saúde, total descaso dos políticos com a população.Ao meu ver esse conflito não mudou em nada a situação do pobre Nordestino,Pois o que devia mudar era a forma de Governo ou melhor os Políticos , coisa que fica só em sonhos ou em discursos "Bonitos",( Damilla, Fabiana 3112 )
O movimento de Canudos liderado por Antonio Conselheiro mostra a insatisfaçao do povo ja na naquela epoca com seus governantes,com a Igreja que nada fazia para que a vida desses nordestinos tivesse melhora,pelo contrario,a Igreja mesmo vendo a miseria do povo,ainda assim,cobrava tributos para todo serviço religioso,ja o Beato nao cobrava para fazer batizados,funerais e outros.assim a Igreja perdia fieis para Antonio Conselheiro e isso mexeu com o poder da poderosa Igreja Catolica e aliada aos coroneis e fazendeiros,que por sua vez viam suas fazendas esvaziarem com a ida de seus trabalhadores para Canudos,derrubaram esse movimento que tinha como objetivo melhorar a vida sofrida do povo nordestino....
ALEX MARCELO MONTEIRO PAZ

Ainda há semelhança entre os cangaceiros do sertão e os "cangaceiros" de hoje, afinal ambos usam armas e furtam pessoas. o Grande diferencial esta no foco de ambos, pois os cangaceiros agiam a fim de sustentar seu bando e ocasionalmente partilhar com a população mais nessecitada. Já os ladrões de hoje, roubam por não ter mais opção de se sustentar (ou sua família), ou por puro capricho de conseguir algo fácil.

Otávio Augusto - 3112 - Noite

A miséria e o abandono foram motivos de tantas revoltas dai os cangaceiros passaram a atacar depósitos roubar gados e fazer muito assassinatos já nos dias atuais muitos roubam para satisfazer suas necessidades ou por que gostam de praticar o furto; hoje muitos matam por nada algo que poderia ser resolvido em conversa acaba em morte qualquer besteira é motivo de ira, raiva e vingança. As semelhanças do cangaços dos dias atuais são as mortes, roubos, crueldades e desumanidades mas por motivos diferentes.
(Gilza Beth R. Conçalves - turma 3112)

A questão da violência é sim muito presente na sociedade nos dias de hoje, devido a falta de oportunidade que a própria sociedade oferece ao ser humano,colocando assim um ponto na falta de investimento dos nossos governantes em nossas sociedades em geral com isso alguns membros da sociedade começam a cometer uma série de delitos.Ao relacionar o cangaço aos dias atuais não encontramos muita diferença porque a onda de violência é praticamente igual,a única diferença é que na época os cangaceiros agiam em beneficio seu e de seu grupo e não em beneficio do latifundio.
Alunos:Antonio Marcos/Synthia Hellen
Turma:3112

No mundo atual que estamos vivendo também e claro o abandono a miséria, marginalidade pois os policos não ajuda o povo carente da periferia, então os jovens não tem opção de desenvolver e acabam se envolvendo com drogas, assaltos, garotas se prostituem para poder sustentar sua familia.
Antoinio Silvino era o lider do grupo dos jagunço. Assim também nosso tempo existe o MST, o movimente social de trabalhadores onde eles invadem fazendas para tomar posse da terra e isto é um tipo de revolta pois o governo não ajuda o povo da zona rural.

Aluna: Alessandra Vasconcelos
Turma: 3112

Nenhum comentário: