quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jiu jitsu, é genuinamente paraense.

O jiu jitsu chegou em Belém do Pará em 1914 através do consul japones Mitsuyo Maeda(Conde Koma) recebendo apoio para estabelecimento de Gastão Gracie, em troca ou devido a próximidade Mitsuyo Maeda ensinou este segredo de família aos filhos de Gastão: Carlos e Helio Gracie(foto ao lado).
Helio Gracie como não podia inicialmente praticá-lo devido problemas de saúde, restringiui-se inicialmente a observar e aperfeiçoar o jiu-jitsu. Com o treinamento, o paraense Helio Gracie adaptou a luta às nescessidades de seu corpo franzinho adptando as técnicas, assim nasceu o "jiu-jitsu brasileiro". O que era segredo tornou-se conhecido no mundo inteiro.
A eficiência da técnica hoje é notória em todo o mundo e fundamental em competições de vale tudo, e treinamento de policiais.
"O jiu jitsu é uma arte marcial que possibita a pessoa a vencer um adversário maior e mais forte através da técnica, o praticante de jiu jitsu aprende golpes que forçam seu oponente a desistir da luta sem que seja necessário lhe causar danos físicos" Murilo Santana. SP. Seu lema é: menos força, mais eficiência.

foto Gracie:http://abelshoto.files.wordpress.com/2009/01/helio20gracie222.jpg

Um comentário:

PauloRicardo disse...

Como praticante do jiu-jitsu fiquei feliz pela sua postagem. Parabens bem colocado assim desmistifica o que é passado pelo"piboys" que são lutadores e não atletas.