sexta-feira, 6 de março de 2009

VENCENDO DIFICULDADES



Na empresa onde trabalhava conheci um digitador, que pela habilidade, ou melhor, pela velocidade em que digitava impressionava a todos ao seu redor... Não olhava para as teclas e dificilmente cometia um erro. Curioso com aquele pequeno espetáculo, raramente percebido pelos dirigentes da empresa, perguntei ao nobre colega:
- “Rapaz, em que escola de digitação tu aprendeste a digitar assim?” E para minha surpresa ele disse o seguinte:
_ “Na verdade o curso que fiz foi de datilografia, meu pai, naquela época, fez um sacrifício danado para pagá-lo pra mim, e me deu uma única recomendação: "meu filho quando chegares na escola de datilografia escolhe a pior máquina de datilografar que achares para treinar, promete?”, bom! Apesar de não entender o porquê da recomendação, nem precisava me esforçar para cumpri-la, pois os colegas disputavam diariamente pelas melhores máquinas, e sempre sobrava pra mim uma toda dura e barulhenta, que machucava a mão... Mas ao final do curso, quando me deram uma máquina nova pra fazer a prova, eu mesmo me surpreendi, fui o melhor aluno da turma, e quando vim para esta empresa, havia apenas uma vaga de digitador, para 300 candidatos, e fui aprovado, graças a Deus e ao conselho de meu pai”.
Hoje, esse colega é escrivão da justiça... Após ficar empatado na pontuação com muitos candidatos, restou a prova final, que foi de digitação, novamente prevaleceu o conselho de seu pai! Que na prática quer dizer o seguinte: “As dificuldades que encontramos pelo caminho, se suportadas e superadas, criarão em nós habilidades, as quais, no devido tempo, ajudar-nos-ão quando estivermos lutando de igual pra igual”.
Penso neste momento naqueles que venceram mesmo estudando em escola pública... Penso nos alunos e professores que ainda estão utilizando essa “máquina”dura e enferrujada... E se um dia disputarem em condições iguais?

imagem capturada do site: http://files.nireblog.com/blogs/theworldofradyrgoncalves/files/formiga12lo7.jpg


Eric Ulisses.

Nenhum comentário: